Cada letra, uma arte: conheça mais sobre a incrível técnica do Lettering

0 comentários

Se você tem um Caderno Inteligente, provavelmente sabe melhor do que ninguém da importância da escrita: seja para entender e fixar melhor as matérias estudadas na escola ou faculdade, seja para organizar sua rotina ou para não se esquecer de todas as suas tarefas e prioridades, a escrita é uma forma de comunicação essencial entre a grande maioria dos seres humanos.

Evoluída, alterada, transformada e reformada das mais diversas maneiras ao longo de milhares de anos, a escrita pode ser usada em uma enorme variedade de formatos para expressar mais do que apenas palavras, e um dos formatos mais populares atualmente é o chamado de lettering.

Índice:

  1. Além da escrita: os diferenciais do lettering
  2. Criatividade e expressão: como fazer lettering
  3. Mão na massa: materiais para lettering

Já viu essa palavra por aí, mas não faz ideia do que significa? Ou já sabe o que é lettering, mas quer saber um pouco mais sobre a sua história, como fazer lettering e mais? Então vem com a CI que vamos te contar tudinho sobre essa forma de expressão criativa tão legal. Continue lendo!


Além da escrita: os diferenciais do lettering

É difícil determinar uma data específica de surgimento do lettering: desde tempos muito antigos, o aspecto visual da escrita vem sendo modificado de diversas formas para expressar conceitos e emoções que vão além das palavras em si. 

E essa é exatamente a definição moderna do lettering: uma forma de arte onde cada letra ou palavra funciona como uma ilustração, criada como parte de uma composição e que ajuda a expressar uma ideia ou emoção além da escrita, e que são combinadas com outros elementos decorativos que ajudam a produzir um resultado final criativo e imaginativo. No lettering, você pode combinar os mais diversos estilos, fontes, elementos e decorações para criar uma peça única e cheia de significado.

O termo lettering vem da palavra “letter”, que em inglês significa “letra”, em junção com a terminação “ing”, que adiciona um conceito de verbo à palavra, e nesse caso, serve para representar o ato de criação de cada letra. Com a popularização, o termo “lettering” passou a ser um substantivo que nomeia essa forma de arte tão criativa e versátil.

Caderno Inteligente de Lettering by Kemily CI

Caderno Inteligente de Lettering by Kemily

Muito usada principalmente por designers na criação de logos, anúncios e mais, nos últimos anos a arte do lettering vem ganhando cada vez mais popularidade nas redes sociais, principalmente entre artistas —tanto profissionais quanto amadores — e também no mundo dos studygrams, ajudando a deixar as anotações das diferentes matérias e assuntos ainda mais bonitas e organizadas, entre várias outras aplicações.

Atualmente, existem diversas versões do alfabeto de lettering: letras cursivas, letras de forma, maiúsculas, minúsculas, com ou sem serifa (aquele tracinho extra que aparece em alguns estilos de letras), pequenas, grandes, retas, curvas… As possibilidades são infinitas, e você também pode criar o seu próprio estilo, misturando elementos e descobrindo uma nova versão das suas letras de lettering.


Criatividade e expressão: como fazer lettering

Desde o lettering para iniciantes até os projetos mais profissionais, assim como toda forma de arte, fazer as letras lettering exige uma grande dose de criatividade, referências e, principalmente, treino.

O formato mais popular atualmente é o chamado “brush lettering”, que mistura traços grossos e finos em letras cursivas bem redondinhas. Simples, versátil e com um toque charmoso, ele é ótimo para a criação de várias peças, desde ilustrações até títulos lettering para lugares como seu planner ou suas matérias da escola ou faculdade. Mas além dele, existem vários outros que podem ser usados das mais diversas maneiras para criar peças lindas e que deixam qualquer anotação muito mais estilosa.

Para entender melhor como o lettering alfabeto funciona, a prática é absolutamente essencial. Um bom lettering é quase como uma dança das mãos, onde movimentos precisos criam as linhas desejadas, e assim como uma dança, quanto mais você pratica, melhor fica. Ao longo do processo, você se acostuma com cada um dos movimentos na construção de cada uma das letras do alfabeto em lettering e a escrita se torna quase automática, além de permitir que você comece a desenvolver um estilo próprio. 

O que é lettering?

Caderno Inteligente de Lettering by Kemily

 

Mão na massa: materiais para lettering

Agora sim chegamos na parte realmente divertida! Na teoria, é perfeitamente possível fazer lettering com qualquer papel e caneta que você tenha em casa, mas assim como toda forma de arte, tudo flui melhor com materiais pensados e criados especialmente para aquela técnica.

Foi pensando nisso que a Caderno Inteligente fez uma parceria incrível com a Kemily Oliveira, do @bykemyst, para criar o nosso primeiro CI de Lettering!

Criado para ser uma apostila de treino super completa, ele vem com 42 páginas com tudinho que você precisa saber sobre o lettering: 16 páginas de conteúdos e dicas, 26 páginas de exercícios práticos e 12 páginas para criar lettering. Ou seja, a história da técnica, explicações sobre os diferentes tipos, materiais necessários, várias e várias páginas de treino, posicionamento, ideias de lettering, dicas de doodles, frases para lettering e muito mais, tudo desenvolvido com muito carinho, atenção, preocupação com detalhes e materiais da mais alta qualidade, tanto para iniciantes na técnica quanto para quem quer aperfeiçoar seus traços e aprender ainda mais sobre essa arte tão divertida e dinâmica.

Desde ideias de lettering fácil até técnicas mais complexas, no CI de Lettering tem espaço de sobra para você aprender muito, se divertir um montão e se expressar mais ainda. Basta escolher as suas canetas para lettering favoritas e deixar a imaginação fluir sem limites!

Ele foi todo elaborado no tamanho A4, o tamanho padrão das folhas de sulfite que estamos acostumados a usar, e na orientação sketchbook, pensada especialmente para nossos modelos de cadernos de arte. Na versão pronta, ele vem com a capa em Moody Grey e discos + elástico em rosa, mas se você quiser montar uma versão toda personalizada do seu jeito, pode adquirir só o refil e escolher sua capa e discos favoritos.

Aqui no Caderno Inteligente, somos apaixonados por papelaria e por toda a expressão de imaginação e sentimentos que ela permite, e estamos sempre desenvolvendo produtos que levam o máximo de versatilidade, personalidade, qualidade e criatividade para todas as áreas da sua vida. Navegue pelo nosso site e conheça nossos cadernos, planners, acessórios e se jogue em todas as possibilidades que só o Caderno Inteligente leva para você!

 

Deixe um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados
Envie um e-mail Vamos te responder por email ;)