Anotações lindas e estudo mais produtivo: tudo o que você precisa saber sobre a tendência do studygram

0 comentários

Mesas bem organizadas, anotações coloridas em caligrafias lindas, mapas mentais e dicas de como se concentrar melhor em todas as matérias e assuntos, do ENEM a Medicina, passando por matérias do Ensino Médio, Administração, idiomas e muito mais. Essa descrição parece com alguma imagem que você já viu por aí? Então seja bem vindo ao incrível mundo do studygram!

O studygram é um nicho de conteúdo online focado principalmente em estudos e organização. Seu nome é a junção dos termos “study”, que significa “estudar” em inglês, e o nome da rede social Instagram, onde a maioria do conteúdo se concentra - apesar de estar presente também em outras redes sociais, como o YouTube e o TikTok. 

 

Índice

  1. Mas afinal, o que é um studygram?
  2. Como ele pode ajudar seus estudos
  3. Crie o seu próprio studygram
  4. Dicas para Studygram
  5. Inspire com o Caderno Inteligente

 

Atualmente, existem mais de 13 milhões de posts na hashtag studygram só no Instagram, e mais alguns milhares de posts nas outras redes sociais, somando uma quantidade enorme de conteúdo para aproveitar e se inspirar. 

Aqui no Caderno Inteligente, nós somos fãs de carteirinha dos studygrams, e queremos te contar um pouco mais sobre esse mundo tão incrível e cheio de criatividade, que pode ajudar estudantes de todo o país na sua jornada de estudos nas mais diversas matérias, assuntos e circunstâncias. Vem com a gente!

Caderno Inteligente em tons de roxo, preto e rosa com anotações

Caderno Inteligente em tons de roxo, preto e rosa com anotações


Mas afinal, o que é um studygram?

Em sua definição mais básica, um studygram é uma conta no instagram que posta conteúdo relacionado a estudos. Esse conteúdo pode ser no formato de fotos ou vídeos, e pode conter os mais diversos elementos. 

A tendência do studygram é uma das vertentes de conteúdo na internet (e principalmente no Instagram) que busca transformar partes “comuns” da nossa vida cotidiana em imagens bonitas e inspiradoras, criando uma sensação agradável de apreciação e motivação em quem vê essas imagens, além de compartilhar dicas preciosas de produtos e técnicas. 

A maior parte do mundo do studygram é composto por jovens, em faixas etárias de 13 a 30 anos, que são as faixas etárias mais comuns entre estudantes em geral. E como em qualquer nicho, a variedade de conteúdos é imensa: alguns criadores focam apenas na beleza estética e organização de suas mesas e espaços de estudos, outros são mais direcionados para técnicas de lettering e criação de mapas mentais para anotações mais claras e um aprendizado mais eficiente, outros compartilham dicas de estudos e produtividade, e outros misturam diversos tipos de posts para criar seu conteúdo para studygram


Como ele pode ajudar seus estudos

Tanto para quem produz o conteúdo quanto para quem o consome, o studygram tem diversos benefícios, que de primeira podem não ser tão óbvios.

A inspiração é um deles: do mesmo jeito que uma foto de “look do dia” pode te inspirar a se vestir melhor ou dar uma ideia do que vestir para uma ocasião específica, uma foto de um caderno de anotações escolares bonitas e organizadas pode te inspirar a organizar melhor as suas próprias anotações, ajudando o conteúdo nelas a se fixar melhor na sua memória e otimizando seus estudos. A motivação para ir em busca dessa beleza estética acaba por ter efeitos positivos em todo o processo de estudos, transformando até os assuntos mais complicados em oportunidades de aprendizado.

Dicas de produtos como canetas, cadernos e outros materiais também é uma grande vantagem dos studygrams, ajudando os estudantes a saber quais produtos valem mais a pena e quais podem não ser tão essenciais assim, influenciando compras mais conscientes e realmente necessárias.

Outra enorme vantagem dos studygrams são as dicas de organização, estudos e produtividade que os criadores compartilham com o seu público. Muitas vezes, uma das maiores dificuldades na hora de estudar não tem nada a ver com a matéria em si, ou com a inteligência de quem está estudando, e sim, com a falta de foco, organização e concentração. Dicas de quem está passando pelos mesmos desafios são muito preciosas nessa fase da vida, e contribuem ainda mais para bons resultados.

Flatlay de mesa com Caderno Inteligente para studygram em tons de branco e preto
Flatlay de mesa com Caderno Inteligente em tons de branco e preto

Crie o seu próprio studygram

Você adorou o conceito, tem um caderno organizado que dá alegria de se ver e várias dicas de estudo e concentração para compartilhar e quer saber como começar um studygram? A gente aqui da CI separou algumas dicas para studygram que podem te ajudar!

Como em qualquer outro projeto, comece pela fase de planejamento: que tipo de conteúdo você quer compartilhar? Qual será a sua frequência de produção desse conteúdo e da postagem? Quais são as suas principais ideias de posts para studygram? Esse tipo de planejamento é essencial para que você entenda como essas tarefas se encaixam na sua rotina de estudos já existente, sem prejudicá-la.

Na hora de produzir o conteúdo, pode ser necessário um certo investimento. Não, você não precisa de uma câmera profissional para as fotos de studygram, pelo menos não no início, mas um celular com câmera de alta resolução é o mais indicado para fotos mais nítidas e bonitas. A iluminação, outro fator importante, pode ser com luz natural, vinda de uma janela, ou com luzes artificiais - abajures comuns costumam ser o suficiente, mas luzes como as ringlights estão ganhando cada vez mais popularidade e versões mais acessíveis já estão disponíveis em diversas lojas e sites.

Confira também:

 

Entender qual será o seu foco, qual é a sua visão estética e qual a imagem que você quer passar também ajuda a criar um perfil uniforme, com posts agradáveis e que são apreciados pelo seu público.

Com o planejamento já bem feitinho, você já pode passar para a parte prática, como a produção de conteúdo, a criação do perfil, a escolha do nome… As ideias de nomes para studygram são várias e podem ser inspiradas no que você quiser, mas geralmente elas usam palavras relacionadas ao conceito e também ao seu nome. Um bom nome é único e original, diz qual é o tema da sua conta logo de primeira e é simples de escrever e lembrar.

 

Confira Dicas para Studygram 

 

Inspire com o Caderno Inteligente

E, claro, uma das partes mais importantes dos studygrams e do mundo dos estudos de um modo geral são os materiais usados - seja para a produção de conteúdo online ou para o estudo em si.

E se você quer o máximo de versatilidade, praticidade e qualidade, pode contar com o Caderno Inteligente! O nosso sistema de caderno de discos permite que você monte exatamente o caderno que você precisa para cada matéria e assunto, além de oferecer várias opções para a criação de cadernos personalizados que tem a sua cara e o seu jeito.

E aí, gostou de saber um pouquinho mais sobre o incrível mundo do studygram? Lá no nosso instagram @oCadernoInteligente você encontra várias dicas de perfis incríveis para seguir e se inspirar, além de dicas rápidas de lettering, organização e muito mais. 

E para montar o seu caderno personalizado, do seu jeito, que se adapta à todas as suas necessidades, é só navegar pelo nosso site e conhecer todas as opções que o Caderno Inteligente preparou para você!

 

Gostou da nossa postagem? Aproveite para conferir também:

Deixe um comentário

Todos os comentários são revisados antes de serem publicados
Envie um e-mail Vamos te responder por email ;)